domingo, 22 de junho de 2008

DISCUSSÃO DOS RESULTADOS

1-O CONTEXTO DOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS DAQUELES QUE UTILIZAM O MSN


A imagem tem livre acesso entre os povos, sua leitura é dinâmica e imediata, e, por ser simbólica por excelência, fala melhor que a palavra que tendo um vocabulário extenso, necessita de amplas tramas para descrever uma situação. A imagem é simbólica por excelência. O homem é espectador por natureza; observar imagens é uma necessidade no relacionamento dele com o mundo que objetiva uma constituição integrada.

A pesquisa em seu contexto nos revelou ao contrário do que pensamos a maioria dos jovens não se deixam influenciar pela linguagem do MSN, como é retratado na verbalização de um dos grupos dos entrevistados.

-“mantenho contato com amigos que se separaram de mim, assim converso com eles via MSN e pessoalmente saio com os amigos da faculdade”.

Diante desta fala, percebe-se que o MSN é apenas um instrumento de trabalho, pesquisas, contatos e quando usado com equilíbrio, torna-se algo de grande valia na vida de todos que o utilizam.

-“Uso há muito tempo com objetivo de conversar com meus irmãos que moram fora. E pessoalmente continuo do mesmo jeito, saio, vou a bares e boates”.

Os especialistas em segurança de crianças e adolescentes na internet ressaltam que a melhor solução é dialogar, instruir, alertar. Antigamente, você saía com seu filho na rua, ensinava a olhar para atravessar, não falar com estranhos... Hoje, tem um mundo eletrônico imprevisível e muito perigoso. Os pais têm que se preparar para educar seus filhos a andar nesse vasto mundo da web. Para Lefèvre (2007) é necessário uma ação empoderadora de controle social sobre as instâncias mediadoras, que visa enfrentar o fenômeno da hipertrofia das mediações, que faz com que elas se tornem autônomas, deixando com isso de estar a serviço do homem na sua relação com seu corpo e mente. De fato, a internet está mudando a dinâmica da comunicação em todo o mundo. Trata-se de um novo cenário com vários atores: o cidadão, a escola, a universidade, a empresa, a instituição não-governamental, o governo, todos atuando de alguma forma nos processos da tecnologia da informação, disponibilização de informações e inclusão digital (inclusão digital e combate à exclusão social e econômica estão intimamente ligados).

Os jovens utilizam o MSN de forma objetiva e mediada pelo contexto social.

-“Utilizamos para manter contato, diminuir a distância, além de ser uma forma mais econômica do que o telefone”.

O termo empoderar é reconhecido como um neologismo e serve para exprimir a idéia do poder, da força que os agentes vulneráveis socialmente devem exercer para serem capazes de decidir sobre suas próprias vidas. Também é compreendido como a garantia dos meios e dos instrumentos para que os agentes vulneráveis socialmente consigam mudar fatos, costumes e normas que causam desigualdades de poder. O software do MSN veio para contribuir na comunicação no século XXI, e cabe a cada um não deixá-lo apoderar-se de si mesmo.

Segundo Pessoa (2008) et all Vygotsky na abordagem sociointeracionista, a linguagem é considerada como partindo da dimensão social para a individual. Os autores não negam os componentes inatos da linguagem, mas priorizam a contribuição do contexto lingüístico e social para o desenvolvimento lingüístico infantil. Para Vygotsky (1984), o sujeito é constituído na sua própria cultura e através da relação com os parceiros da mesma. Ao mesmo tempo que o sujeito incorpora sua cultura, ele é incorporado por esta através de seus atos, suas atitudes, seu modo de agir na cultura, possibilitando dessa forma, a reestruturação de suas atividades.

2-A LINGUAGEM DO MSN NO CONTEXTO SOCIAL


A rede digital traz para a escola uma nova linguagem com vocabulário e aspectos lingüísticos inovadores. Assim, é importante que os profissionais da educação e, principalmente, os professores da Língua Portuguesa entrem em contato com essas novas tecnologias urgentemente. Nossa pesquisa revelou que os jovens conseguem discernir a linguagem do MSN e a linguagem formal utilizada no trabalho e escola.

-“Sempre gostei de ler e escrever, mas conheço pessoas que foram influenciadas pela linguagem do MSN, virou mania”.

-“Leio bastante, assim escrevo do jeito certo”.

-Já tive problemas com a escrita, virou vício. Ainda aparece erros”.

Assim, a linguagem formal tem o seu lugar na vida do jovem que busca uma leitura para além do MSN, com livros, jornais e a própria leitura do mundo.

-“Utilizaço a linguagem escolar a mais tempo do que a do MSN”.

Esta fala nos remete a importância da influência sócio-histórica na vida de cada um.

-“Não encontro dificuldade em separá-la. Em relação aos amigos, consigo separar o tipo de linguagem”.

O internetês como tem sido chamado, é uma realidade e por isso precisa ser entendida e apreciada como tal. A língua evolui conforme a sociedade que a pratica avança tecnologicamente, eis ai o resultado; a linguagem prática na internet seja qual for sua maneira traduz de forma singular o processo de modernidade. Dessa forma, a escola, principalmente, no que se refere ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa ficou inerte, uma vez que professores de “língua portuguesa” ficaram presos a conceitos superficiais da língua. O que impressiona na prática lingüística internética são os números. Conforme pesquisas realizadas recentemente, o número de usuários desse veículo aumentou significativamente e, por isso, a comunicação e a língua por eles utilizada têm mostrado avanços no que se refere à dinâmica lingüística.

Por fim, acredita-se que o internetês configura-se como um mediador da prática lingüística contemporânea, embora seja vigiado pela norma padrão da língua. Não obstante, aos caprichos dos estudiosos ortodoxos da língua os quais o considera como interferência negativa na produção culta, uma vez que já temos muitos problemas no uso da língua padrão.

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