Uma nova linguagem, oriunda do mundo virtual, invade o mundo real e é usada nas mais diversas situações, chegando até mesmo ao ambiente escolar. Pois algumas pessoas não conseguem dissociá-la da língua formal e a usam inclusive na escrita
Nunca a comunicação por intermédio da escrita e da leitura foi tão utilizada como nos dias de hoje. Com a difusão dos blogs, orkut, chat e até mesmo nos torpedos dos celulares, a linguagem peculiar da internet, invadiu a sala de aula e transformando-se em preocupação para os educadores. Não podemos nos esquecer, no entanto, que o modo de ver e interagir com o mundo, de sentir e de atuar são sempre orientados pelos meios de comunicação. O papel do educador é o de preparar o educando para usar criticamente as diversas formas de linguagens e também utilizá-las de maneira adequada.
A presente pesquisa sobre essa temática pautou-se a partir de leituras de Vygotsky e Lúria relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, reportagens e observações no que se refere a utilização do software no contexto atual. Com o objetivo perceber como a sociedade tem utilizado a comunicação no século XXI;
Identificar os aspectos negativos e positivos na utilização do MSN.
Para alcaçarmos tal objetivo utilizou-se da pesquisa qualitativa, e a obtenção de dados foi realizada a partir de um Estudo de Caso
O sftware do MSN é um instrumento econômico de comunicação no mundo atual, desacelerar o seu desenvolvimento é impossível, pois a tecnologia está em constante mudança. Ele é utilizado por todas as faixas etárias com objetivos que convergem de forma geral: pesquisa, conversar com parentes, amigos e manter contatos por ser mais barato. O MSN tornou-se necessário em todos os setores: família, trabalho e empresas.
O que determina a sua interferência nas mediações interpessoais é o grau de interesse de quem o utiliza. Não existe culpado e sim equilíbrio entre essa tecnologia e a sua utilização no dia-a-dia. Cabe a instituição educacional e a família interagir com esse software, para conhecê-lo e assim mediar a utilização dos alunos no que se refere a utilização da língua formal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário