domingo, 22 de junho de 2008

RESUMO






Uma nova linguagem, oriunda do mundo virtual, invade o mundo real e é usada nas mais diversas situações, chegando até mesmo ao ambiente escolar. Pois algumas pessoas não conseguem dissociá-la da língua formal e a usam inclusive na escrita em papel. O “internetês” é uma simplificação informal da escrita, consiste numa codificação que utiliza caracteres alfanuméricos. No início da Internet era utilizada apenas para Internet Relay Chat (IRC). Essa linguagem vem sendo adotada em celulares, fóruns da Internet e, por vezes, até no correio eletrônico.


Nunca a comunicação por intermédio da escrita e da leitura foi tão utilizada como nos dias de hoje. Com a difusão dos blogs, orkut, chat e até mesmo nos torpedos dos celulares, a linguagem peculiar da internet, invadiu a sala de aula e transformando-se em preocupação para os educadores. Não podemos nos esquecer, no entanto, que o modo de ver e interagir com o mundo, de sentir e de atuar são sempre orientados pelos meios de comunicação. O papel do educador é o de preparar o educando para usar criticamente as diversas formas de linguagens e também utilizá-las de maneira adequada.


A presente pesquisa sobre essa temática pautou-se a partir de leituras de Vygotsky e Lúria relacionadas ao desenvolvimento da linguagem, reportagens e observações no que se refere a utilização do software no contexto atual. Com o objetivo perceber como a sociedade tem utilizado a comunicação no século XXI;
Identificar os aspectos negativos e positivos na utilização do MSN.


Para alcaçarmos tal objetivo utilizou-se da pesquisa qualitativa, e a obtenção de dados foi realizada a partir de um Estudo de Caso em uma Lan House da Cidade de Caratinga selecionada aleatoriamente, onde foi observado e entrevistado um grupo de pessoas específicas de um determinado ambiente. Agregada a ele foi realizado estudos dos principais trabalhos já realizados e estudo de literatura pertinente. Assim essa pesquisa constituiu-se pelo Método Descritivo, que pretende descrever o fenômeno pesquisado de uma determinada realidade.


O sftware do MSN é um instrumento econômico de comunicação no mundo atual, desacelerar o seu desenvolvimento é impossível, pois a tecnologia está em constante mudança. Ele é utilizado por todas as faixas etárias com objetivos que convergem de forma geral: pesquisa, conversar com parentes, amigos e manter contatos por ser mais barato. O MSN tornou-se necessário em todos os setores: família, trabalho e empresas.


O que determina a sua interferência nas mediações interpessoais é o grau de interesse de quem o utiliza. Não existe culpado e sim equilíbrio entre essa tecnologia e a sua utilização no dia-a-dia. Cabe a instituição educacional e a família interagir com esse software, para conhecê-lo e assim mediar a utilização dos alunos no que se refere a utilização da língua formal.

Nenhum comentário: